terça-feira, 28 de maio de 2013

Compulsão Alimentar – Viciados em comer

Se exceder na alimentação em algumas ocasiões acontece com todo mundo, especialmente em comemorações ou feriados. Mas como saber se estamos ultrapassando as fronteiras da normalidade e entrando no complexo diagnóstico de compulsão alimentar?

A compulsão alimentar é um distúrbio alimentar grave em que você costuma consumir grandes quantidades de alimentos. É mais comum quanto parece e é uma das principais causas de obesidade mórbida no mundo.
A maioria das pessoas que sofrem desse distúrbio, se sentem profundamente frustradas e envergonhadas, muitas vezes acompanhados com sentimentos de raiva por si mesmo. Prometem sempre que vão parar, porém os impulsos são mais fortes e a pessoa não consegue se controlar.
Dentre todos os tipos de distúrbios alimentares, com certeza a compulsão é a mais comum, porém, ainda não é considerada uma condição psiquiátrica distinta. Mas mesmo assim é preciso descobrir as causas e tratá-las para que não se transformem em distúrbios alimentares piores como Bulemia e anorxia.

Sintomas de Compulsão Alimentar

Pessoas que tem compulsão alimentar, geralmente apresentam uma gama de sintomas, tanto emocionais, como comportamentais, tais como:
  • Come grandes quantidades de alimentos
  • Come mesmo quando não sente fome
  • Come rapidamente durante a compulsão
  • Sente um prazer fora do comum durante a compulsão
  • Sente total frustração e arrependimento depois da compulsão
  • Sensação de que o comportamento alimentar está fora de controle
  • Não tem controle e come mesmo já estando farta e cheio de comida
  • Depressão ou uma tristeza profunda após a compulsão
  • Ansiedade e muita baixa autoestima
  • Tenta fazer dieta porém sem sucesso
  • Frequentemente come sozinho (a)
  • Sente-se frustrado, revoltado ou chateado com sua alimentação desadequada
  • Vive um terrível círculo vicioso, onde logo após a compulsão, tenta restabelecer o equilíbrio de suas porções, restringindo os alimentos. Essa ansiedade acaba levando a outra compulsão e assim sucessivamente.

Causas da Compulsão alimentar

As causas podem ser muitas e só um médico poderá avaliar, mas é certo que ocorre um desequilíbrio nos neurotransmissores e isso torna a compulsão num verdadeiro vício, onde o alimento é a “droga”. A pessoa tenta se libertar, porém precisa de tratamento adequado, para que saia do círculo vicioso e assim se libertar do sofrimento que ela acarreta. A principal consequência da compulsão alimentar é a Obesidade Mórbida. Esse tipo de transtorno, pode acontecer a qualquer pessoa, independente do sexo, idade ou tipo físico, porém é mais comum encontrar pessoas obesas ou com sobrepeso com esse problema.
Segundo especialistas, a compulsão alimentar pode ocorrer em algumas mulheres, no período pós-parto, devido a uma grande fragilidade emocional da mãe, mais a ansiedade pelos quilos ganhos durante a gravidez, aliado ao desequilíbrio hormonal.

Tratamento para Compulsão Alimentar

Geralmente é feito de forma multidisciplinar, onde o compulsivo deverá receber tratamento médico, psicológico e nutricional. O médico irá avaliá-lo, para ver como anda a saúde, depois de tantos excessos alimentares e se for preciso, irá receitar um remédio para resgatar o equilíbrio dos neurotransmissores.
Um especialista da área de psicologia irá ajudar o paciente a resgatar a autoestima e irá tratar as causas, que muitas vezes podem ser ansiedade e depressão, dentre outras comodidades.
O nutricionista por sua vez, poderá ajudar com o processo de reeducação alimentar, com uma dieta equilibrada e balanceada, assim como ensinar o compulsivo a alimentar de maneira frequente e fracionada.
Isso é apenas um balanço geral, pois a Compulsão Alimentar, assim como outros distúrbios alimentares, são um tema que envolvem uma grande complexidade, portanto somente um médico poderá fazer uma análise do paciente compulsivo.
 

Observação: Se você é daquelas pessoas que comem muito, mas em porções fracionadas, ou seja, belisca o dia inteiro, mas não de uma vez só… fique despreocupado, isso não é Compulsão Alimentar, isso se chama Gula!^^

 http://www.dietaemagrecerurgente.com/

Espero ajudar com essa reportagem...

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Sabe porque eu engordo?

É  eu acho q achei a resposta dessa pergunta...
é porque eu não me amo mais, o tanto q eu me amava, eu era confiante, me achava bonita elegante, e hj depois do eu passei em 2011 q foi quando eu engordei muito e minha barriga ficou muito grande,eu perdi tudo isso q sentia por mim. e mesmo fazendo a abdominoplastia eu não recuperei essa Taíse...
e agora eu preciso descobrir como recuperar este amor, como ser a Taíse, a Confiante, como recuperar esta confiança... EU NÃO SEI, mais quero muito descobrir e ser feliz outra vez...